Este é mais um trabalho o qual vai ajudar, conforme mencionado diversas vezes nos vídeos, com que o comunicador ensaie mentalmente um estado favorável para a autoconfiança na hora de se apresentar:
- Identifique memórias sobre ter acessado um estado com muitos recursos, o que permitiu, lá, que lidasse bem tanto com as coisas boas quanto com os desafios. Imagine-se voltando no tempo para um momento ápice desse momento, vendo, ouvindo e sentindo em detalhes a presença dos recursos em si.
- Perceba onde no seu corpo, especificamente, sente a presença desses recursos mais forte e note qual a direção e a intensidade da sensação, ampliando até que se espalhe por você.
- Ao perceber-se bem envolvido no processo, assuma uma postura ereta, porém relaxada e confortável e coloque suas mãos na barriga em baixo do umbigo e “centre” os recursos nesse ponto. Quando sentir que o fez, declare para si: “Eu estou centrado.
- Deixe que o fluxo suba ao coração, abrindo-o para novas experiências e emoções, inclusive a emoção que vem da percepção de recursos. Quando o fizer, declare para si: “Eu estou aberto”.
- Leve o fluxo de recursos até a testa tornando-se mais consciente do mesmo e de tudo o que está a sua volta. Quando o fizer, declare para si: “Eu estou presente”.
- Sinta os pés no chão e o contato com o planeta terra e também o contato com um Universo muito maior.
- Perceba que você é parte de sistemas sobrepostos com infinitas possibilidades.
- Veja, ouça e sinta esse momento especial e o que representa a consciência deste estado pleno de recursos em você.
- Quando se der conta desta conexão com a terra, o universo e infinitas possibilidades, declare: “Eu Estou conectado”.
- Imagine-se num futuro onde, mediante a possibilidade de comunicar-se ou apresentar-se, você o faz com esse estado como “base” para ajudar com que se sinta mais confiante!
Pratique com frequência, acesse diferente estados de recursos e sempre coloque e mantenha durante o exercício as mãos apoiadas na barriga abaixo do umbigo. Dessa forma, você estará criando uma pilha de âncoras de recursos poderosos. Quando precisar que recursos poderosos venham em seu auxílio, com a prática, basta colocar as mãos abaixo do umbigo na barriga da mesma forma para ter acesso aos mesmos.
REENQUADRANDO DESAFIOS PARA SE APRESENTAR EM PÚBLICO

(INSPIRADO EM ROBERT DILTS)
- Imagine três círculos ou escreva em pedaços de papéis identificando-os no chão: PROBLEMA – OBSERVADOR – RECURSOS
- Comece com o círculo PROBLEMA. Pense no que ainda percebe como “problema” no seu processo de comunicação ou apresentação.
- PERCEBA OS FATORES EXTERNOS E INTERNOS envolvidos, ou seja, como reage aos fatores externos e o que mais há dentro de você mediante o contexto do problema.
- Perceba como se sente sobre o problema. Dê um NOME (X) para esse sentimento ou emoção mais predominante em você quando o mesmo se manifesta (Exemplo: medo), e perceba como essa emoção contribui para sentir o que sente desta forma uma última vez. Fique atento aos detalhes do que vê, ouve e sente quando imagina a forma como o estava experimentando até hoje.
- Dê um passo para o círculo do meio, do OBSERVADOR. Olhe para o espaço à sua frente onde esteve e experimenta a emoção X e perceba como se sente por se sentir daquela forma X no círculo do problema. Dê um NOME para esse outro sentimento ou emoção (Y – Exemplo: Raiva aqui quando me percebo com medo ali na frente) , e perceba como contribui para sentir o que sente desta forma uma última vez. Fique atento aos detalhes do que vê, ouve e sente.
- No terceiro círculo, faça o exercício anterior (CRIANDO UM ESTADO DE RECURSOS INSPIRADO EM ROBERT DILTS).
- Viva esses recursos de forma associada.
- Identifique neste manancial de recursos, DOIS recursos (A e B – Exemplo: perseverança e foco no positivo) os quais seriam úteis para que o OBSERVADOR pudesse processar melhor e de forma mais saudável como percebe e lida com Y ao perceber como se sente em X.
- Imagine que uma “segunda pele” ou campo de energia graúda os “segredos” desses dois recursos A e B.
- Leve todo esse processamento, com ênfase em A e B para o círculo do meio e perceba o que muda, explore detalhes do que vê, ouve e sente, e dê um NOVO NOME para a emoção que pode estar sendo experimentada. Perceba a diferença em MENTE, CORPO E INTERAÇÃO COM O CAMPO.
- Leve todo esse processamento, com ênfase em A e B para o círculo que anteriormente era o do PROBLEMA RELACIONADO COM A COMUNICAÇÃO OU APRESENTAÇÃO e perceba o que muda, explorando detalhes do que vê, ouve e sente, e dê um NOVO NOME para a emoção que pode estar sendo experimentada, a qual tem potencial para ajudar com que se sinta bem nas próximas apresentações. Perceba a diferença em MENTE, CORPO E INTERAÇÃO COM O CAMPO.
- Pense numa situação FUTURA onde terá a oportunidade de se comunicar ou apresentar, e perceba o que mudou e aprendeu agora!
REVERSÃO DA ANSIEDADE PARA FALAR EM PÚBLICO

Exercício baseado em Richard Bandler.
Indicação: Modificar experiências internas que geram ansiedade para apresentar-se em público (ou qualquer tipo de ansiedade).
- – Pense em alguma coisa que ainda o faça sentir-se temeroso ou ansioso mediante a possibilidade de se comunicar ou apresentar. Com o problema em mente, conduza assim:
- – Perceba em que direção a sensação física da ansiedade se move em seu corpo, visualizando flechas vermelhas para apontar a direção, como se fosse uma animação.
- – Leve o movimento para fora do seu corpo e reverta-o, imaginando que setas azuis indicam o movimento na direção oposta. Processe a mudança e a reversão fora e depois traga de volta a imagem modificada novamente para seu corpo no mesmo local e perceba a diferença.
- – De volta ao corpo, continue ampliando o processo revertido enquanto percebe que se sente diferente.
- – Pense em algo que o faz sentir-se bem confortável e observe a trajetória das sensações em seu corpo. Amplie e amplifique.
- – Enquanto faz isso, veja, ouça e sinta de que forma você pode lidar melhor com futuras comunicações e apresentações, especialmente aquelas que geravam ansiedade.
Chegamos ao fim de mais um artigo, se você gostou desse conteúdo não esqueça de compartilhar com aquele seu amigo que você sabe que precisa desse material. E não deixe de nos seguir no instagram para receber mais dicas diariamente. @hipnosecomneurociencias